sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FIFA vai examinar as transferências de jogadores agenciados por Juan Figer, entre os quais as de Hulk e de Walter.

 

FIFA vai examinar as transferências de jogadores agenciados por Juan Figer, entre os quais as de Hulk e de Walter. Passagem por um clube uruguaio pelo qual nunca alinharam é a razão.

futebolistas As transferências dos Hulk e Walter vão ser examinadas pela FIFA no âmbito de uma análise mais alargada a todas as operações intermediadas pelo agente Juan Figer.

“A comissão de disciplina da FIFA vai analisar todas as transferências relacionadas com o agente de jogadores de futebol Juan Figer, já que fomos informados de potenciais irregularidades”, indicou ao Negócios, por e-mail, o departamento de media da entidade de futebol internacional.

A FIFA vai examinar, então, o acordo que possibilitou a transferência de jogadores brasileiros, como Hulk e Walter, para clubes europeus através de uma equipa uruguaia pela qual muitos não jogaram, depois de ter sido avançada uma investigação da agência Bloomberg.

A equipa uruguaia envolvida é o Clube Atlético Rentistas. A Bloomberg fez as contas e os negócios de passes de jogadores brasileiros agenciados por Figer que foram vendidos através do Rentistas totalizam 56 milhões de euros.

“Nesta altura, contudo, não foi aberta ainda nenhuma investigação oficial, logo, quaisquer consequências disciplinares são especulativas”, salienta o departamento de media da entidade liderada por Joseph Blatter.

Negócio é legal
A operação que deverá ser investigada pelo órgão de futebol internacional passa pelos seguintes trâmites: Os jogadores estão num clube, deixam-no e assinam pelo colectivo uruguaio (sem, nalguns casos, participarem em nenhuma partida) e, posteriormente, são emprestados aos clubes europeus de maior dimensão, explicou o presidente do Rentistas, Mario Bursztyn, citado pela Bloomberg.

Posteriormente, o montante da transferência passa para a empresa Lamico, detida por Figer, segundo a mesma fonte. O presidente garante que é tudo legal e que o clube não enriquece através do acordo com o agente Figer. Senão não estaria a lutar para não descer de divisão, garante à Bloomberg.

O porta-voz de Figer também assegura que as regras da profissão de agente são seguidas.

A FIFA tem um sistema (o FIFA Transfer Matching System) que tenta identificar se há a influência de um terceiro interveniente numa transferência (além do clube e jogador e seus representantes). Uma investigação é iniciada quando esse órgão considera que pode ter havido essa influência.

A transferência de Hulk

Este assunto não é novo – em 2010, o “Mais Futebol” intitulava a experiência de Hulk e Walter no Rentistas como uma “passagem fantasma”. Em 2001, este tema foi motivo de audições no Parlamento brasileiro.

No caso de Hulk, o passe foi comprado pelo Futebol Clube do Porto ao Rentistas em dois momentos diferentes: 50% a 25 de Julho de 2008, por 5,5 milhões, e 40% a 13 de Maio de 2011, por 13,5 milhões, totalizando 19 milhões de euros, de acordo com os comunicados emitidos através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Hulk jogava pelo Tokyo Verdy antes de ir para o Porto. Mas a compra do passe foi ao Rentistas, clube pelo qual nunca jogou.

O jogador Walter, agora emprestado ao Cruzeiro, também foi comprado ao Rentistas por 6 milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário