quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Auditoria apresenta Grupo Sporting em “falência técnica”

“Falência técnica”. É deste modo que é apresentado o universo de empresas do Grupo Sporting na auditoria independente solicitada pela direcção de Godinho Lopes ao passado recente do clube.

Os peritos, que se dedicaram às contas entre 1 de Agosto de 1998 e 26 de Março de 2011, ao longo dos mandatos dos presidentes José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco e José Eduardo Bettencourt, sublinham os “resultados líquidos negativos consolidados em quase todas as épocas”, sobretudo por “responsabilidade” do futebol profissional que é apontado como principal factor para os “resultados negativos crónicos”.

Segundo o documento que o Sporting disponibilizou na sua página oficial, as contas consolidadas dos últimos 13 anos “apresentam capitais próprios negativos de 138 milhões de euros, situação estruturalmente desequilibrada, usualmente denominada como de falência técnica”.

“No período analisado, registou-se um agravamento de 194 milhões de euros (ME) atingindo as dívidas de financiamento o valor de 263 ME – o endividamento subiu para 276 ME, nele se incluindo os denominados VMOC (Valor Mobiliário Obrigatoriamente Convertível), contabilizados em capital próprio”, lê-se no texto.

“A margem bruta anual do futebol profissional tem o seu ponto crítico nos 45 milhões de euros, cerca de 33 ME acima do seu valor médio anual registado no período em análise da ordem dos 12 ME”, destaca-se.

daqui

Sem comentários:

Enviar um comentário